terça-feira, 11 de outubro de 2011

Concursos de Cosplay: Yamato Cosplay Cup



Yamato Cosplay Cup

A Yamato Cosplay Cup, ou YCC como é mais conhecida, é uma competição de cosplay promovida pela Yamato Comunicações, empresa responsável por alguns dos maiores eventos de anime, mangá e cosplay do Brasil. Entre os eventos promovidos pela empresa estão o Anime Friends e Anime Dreams (São Paulo) e o Anime Family (Rio de Janeiro), entre outros.

A YCC foi criada em 2007 com o objetivo de reunir os melhores cosplayers brasileiros em apresentações individuais, mas hoje em dia a competição ganhou status internacional com a participação de vários países da América Latina.

Enquanto nos concursos de cosplay em eventos os cosplayers normalmente podem optar por se inscrever em uma ou mais categorias, como Desfile (onde não há interpretação no palco), Tradicional (onde o cosplayer deve ser fiel ao personagem na sua interpretação) ou Livre (onde vale a criatividade pra fugir da personalidade original do personagem), na YCC o cosplayer é obrigado a participar nas três categorias, ou quase. Na prática cada cosplayer se apresenta uma vez na categoria Tradicional e outra na Livre, e a categoria Desfile, ou seja a roupa, é avaliada durante essas apresentações.



De qualquer modo esse formato de competição torna a competitividade muito grande, pois enquanto alguns cosplayers mostram sua excelência na criação de roupas super trabalhadas e cheias de detalhes, outros arrasam na interpretação no palco e mostram criatividade e bom humor nas apresentações livres. Isso deixa tudo muito equilibrado e o resultado é quase sempre uma grata surpresa.

Como já dissemos, hoje em dia a competição tem uma etapa internacional. Graças à YCC já passaram pelos palcos brasileiros cosplayers de países como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Cada país promove sua própria eliminatória e escolhe um representante para enviar ao Brasil, onde todos concorrem em uma final internacional com os representantes brasileiros (normalmente mais de um).

Apesar da maioria dos países que participam da YCC ter pouca tradição no cosplay (e menos ainda no formato de competição que usamos por aqui), alguns têm mostrado que a confraternização e o intercâmbio com os brasileiros dá bons resultados, e a evolução das apresentações dos representantes internacionais evolui a cada ano. Uma excessão a essa regra foi a Argentina em 2007, primeiro ano da final internacional (que na verdade aconteceu em Janeiro de 2008). A representante dos nossos "hermanos" naquele ano, Ana Maria Barrio, surpreendeu a todos e levou o primeiro lugar, escrevendo o nome de seu pais com todas as honras na história do cosplay latino-americano.



Hoje em dia também é possível competir em duplas e grupos na YCC, em categorias separadas. Infelizmente essas categorias não chegam nem perto da competição individual em termos de popularidade, e também não possuem etapas internacionais.


Histórico

A primeira final nacional da competição ocorreu em Julho de 2007 em São Paulo, e selecionou nossos três representantes para a etapa internacional. Os três primeiros colocados, escolhidos para defender o Brasil naquele ano foram Andressa Miyazaki, Simone Setti e Thaís Jussim.



No ano seguinte a final nacional escolheu Gabriel Niemietz, Daniela Uchôa e Thiago da Mata, respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados, para representar o Brasil.



Como participar

Para participar da final brasileira da YCC primeiro é preciso passar por uma fase eliminatória. Essas seletivas acontecem dentro dos concursos de cosplay de eventos previamente selecionados, espalhados por todo o Brasil. A cada ano há um número de vagas determinado, que são distribuídas entre os eventos e formam o grupo de finalistas.

Na maioria dos casos para conseguir uma vaga é preciso participar do concurso de cosplay do evento escolhido, e ficar com a maior nota dentre todos os concorrentes, independente da categoria (porém apenas nas categorias individuais exceto desfile). Em alguns casos porém, quando há mais de uma vaga por evento, basta conseguir a maior nota do dia - como se fosse pouco - para garantir a passagem para a final nacional. Já para participar da etapa internacional é preciso ficar entre os três primeiros colocados na final nacional. 


Finais da YCC

O final da etapa nacional ocorre todos os anos em São Paulo, no Anime Friends. O evento acontece em Julho, normalmente em dois finais de semana. Já a final internacional acontece em Janeiro no Anime Dreams, também em São Paulo.

Se você ficou interessado e quer assistir à final nacional desse ano é preciso correr. As seletivas para 2009 já se encerraram e a final é nesta semana. Infelizmente esse ano a YCC foi relegada a dois dias menos nobres do evento, e será disputada nos dias 16 (quinta) e 17 (sexta), em vez do final de semana. O início porém está marcado para as 18h, o que ajuda quem quer assistir mas tem de cumprir com seus compromissos.

O Anime Friends 2009 começou no último final de semana, fez uma pausa e recomeça na quinta-feira, no Mart Center - Rua Chico Pontes, 1500, na Zona Norte da capital paulista. Ao todo serão 28 cosplayers disputando a final, com as apresentações da categoria Tradicional na quinta-feira e na sexta a categoria Livre.

Fica difícil ir ao evento no meio da semana? Então acompanhe a cobertura online da YCC e do Anime Friends pelo Cosplayers.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário