terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cosplayer Homenageada do Mês Fatima

Bom pessoal para quem nao conhece essa cosplayer ai vai uma entrevista que fizemos com ela onde ela nos conta um pouco da seu trabalho e esforço com Vocês Fátima :D

1) Qual é sua idade e o que faz fora dos eventos?

Eu tenho 48 anos e sou pedagoga aposentada. Mas estou sempre estudando e inventando cursos, geralmente na área das artes. Cursos de teatro e instrumentos musicais.Toco bateria e guitarra.



2) Quando e como descobriu esse meio dos cosplays?

Em 2006 minha filha convidou-me para irmos num evento, era o Animextreme de outubro de 2006. Meio a contra gosto fui, pensando que iria me chatear, mas fiquei tão deslumbrada com o universo dos eventos, que comecei a acompanhá-la.



 3) Qual foi seu primeiro cosplay e por que o fez?

Quando fui ao tal Animextreme de 2006 eu fiquei encantada, porque fantasiar-me, era algo que sempre gostei. Desde pequena tinha esse gosto pelo fazer de conta, o teatro. Os maravilhosos desfiles de Carnaval me fascinavam e me prendiam à tela de TV, todos os anos. Lembro-me de eventos de trekkers, (fãs de Jornada nas Estrelas) nos anos 70, nos Estados Unidos, como eu me decepcionava com a distância e a frustração de não poder ir. Então quando estive no 1º evento em 2006, eu disse: _Finalmente achei minha galera! Mas realmente eu dei início aos cosplays, dois anos depois que comecei a frequentar os eventos, porque estava aos pouquinhos me acostumando com tudo. O meu primeiro cosplay foi em 2008, da Jedi Amitaf kenobi, devido a minha participação no Conselho Jedi, naquela época. Crie uma Personagem Jedi que usava capa verde, por não gostar de marrom, e surgindo depois um livro que conta a história desta personagem.



4) Quantos cosplays você já fez? E já teve que mudar sua aparência drasticamente para isso?

Fiz vários Jedis, mas todos são a mesma personagem de meu livro sobre a filha de Obi-Wan Kenobi, do universo expandido de STAR WARS. São Amitaf Jedi Kenobi, Dark Milady Ânima, Animaflamelove, Animaflamewar, Alma Kenobi e Alma Kenobi Evolution. Teve a Rainha Loveless Lunática e Queen Devil Satanás, essas eu criei. Personagens de STAR TREK, Tenente Uhura e a vulcana Zan Arderanno. A fada Sininho, já madura, Juno Eclipse, Nina Hagen, Anakim Skywalker, Dark Leia Slave e a última Asajj Ventress. De todas, as que tive que mudar a aparência foram a Juno Eclipse, pintei meus cabelos do negro para o loiro, isso deu muito trabalho e emagreci 4kg, para ficar bem na roupa justa, resultou no 3º lugar no JEDICON de SP em 2009. Agora raspei o cabelo para viver Asajj Ventress, e deveria emagrecer uns 5 kg, mas não consegui e resolvi fazer assim mesmo.





5)Qual é seu critério para fazer cosplays?

Identificação e simpatia com o personagem. A história que envolve o personagem deve ser atraente para mim.



6) Qual é / foi o cosplay que você mais gosto (a)?

Que eu me senti bem? Mais bonita? Melhor performance? Melhor resultado em eventos? É dificil dizer, mas eu amo minha performance de “O Dilema de Anakim”, o cosplay em si estava fraco. O Cosplay que considero bem fidedigno foi o de Juno eclipse. O que me deixou mais bonita foi A Jedi Alma Kenobi Evolution. Mais sexy foi o de Sininho, fui muito assediada. Mas tem uma inesquecível, a Rainha Loveless Lunática. E a mais fotografada, sem dúvida foi Asajj Ventress...



7)A senhora já sofreu alguma forma de preconceito por ser cosplayer ?

Não tive nenhum problema com preconceito, em relação a ser uma cosplayer. Se alguém disse algo, não chegou aos meus ouvidos. Mas a conquista, nos eventos foi lenta e aos poucos fui conseguindo o meu espaço. Talvez se tivesse entrado de patrola, não tivesse tido a aceitação desejada. O pessoal, por causa de minha idade, tinha a tendência de me chamar de tia e particularmente, não gosto, por dar uma distância de idade indesejada. Isso foi algo que mostrei não ser uma atitude de meu agrado. Hoje sou bem aceita no grupo de cosplayers. Algo curioso foi à questão de eu ter cortado o meu cabelo para a personagem Asajj Ventress. Não pensei que o preconceito pudesse surgir e surpreendeu-me. Percebi em todos os lugares em que mostrei minha cabeça nua, que mulher não pode ter o direito de cortar, raspar o seu cabelo, sendo taxada de louca e vista com pena, como se o cabelo dominasse a beleza de uma mulher e sua sanidade. Portanto a mulher esta prisioneira de uma atitude imposta pela sociedade, em pleno 2011.



8) Qual seria o seu conselho para quem quer fazer um cosplay mas tem medo da reação das pessoas ?

Viva e seja feliz





Nenhum comentário:

Postar um comentário