domingo, 3 de fevereiro de 2013

Tutorial Quimonos




Bom pessoal hoje venho aqui com um tutorial cedido pela nossa grande amiga Dani Himi que explica com se fazer um quimono cosplay .  Ela se deu ao trabalho de traduzir todo o tutorial para nós então fiquem muito agradecidos  a ela assim como nós estamos e leiam o blog dela que vcs n vão se arrepender http://danihime.blogspot.com.br/
Espero que curtam o tutorial a página de onde retiramos esse tutorial se encontra ao final da postagem :D 



Primeiro de tudo:
> Encontre uma boa costureira! Mesmo que ela apenas faça roupas comuns, se você explicar com cuidado e mostrar fotos e referências, ela será capaz de fazer um cosplay incrível!

Por favor, tenha um certo cuidado na escolha caso seja seu primeiro cosplay. Se for o primeiro, escolha algo mais simples e pequeno, não porque você não pode fazer algo incrível, mas porque os eventos são quentes, tem um monte de gente, você precisa ficar algum tempo na mesma posição para tirar fotos (e as pessoas pedem um monte de fotos), por isso para o primeiro cosplay, eu aconselho que escolham algo simples para que experimente a sensação de ser cosplayer! Nem tudo são flores, e é importantíssimo que a pessoa tenha bom humor o suficiente para tratar bem tooooodos que admirem seu trabalho!

Vamos começar! o /
Quimonos REAIS são muito difíceis de fazer D: assista a este vídeo se você não pensar assim http://www.youtube.com/watch?v=EGTl4FGwxOA xD
Vou tentar explicar um simples, e algumas coisas são "culturalmente incorretas" xD mas o cosplay vai ter um aspecto bonito..

As mangas:
Aqui na fig 1 temos o molde para as mangas .. Depende do tipo de quimono que você quer fazer, eu tenho # 1-A, para os simples e # 1-B para outro tipo (e às vezes você precisa fazer uma outra camisa por baixo, como InuYasha ..
A camisa branca InuYasha é como N º 1 -A, e o vermelho é como 1-B (como exemplo)...
Eu tentei desenhar como vai ficar no kimono....
Veja a linha em verde, no meio das mangas: Você precisa medir o seu braço, do ombro até a mão (dobre o braço um pouco para medir) .. e sempre deixar cerca de 2 cm por dar espaço a costurar
"onde está em preto é a parte que vc vai cortar no pano, deixe SEMPRE dois cm a mais, pra vc poder costurar!!!"




AS COSTAS:
Na parte de trás é este o molde ... as mangas devem ter um espaço (a voltinha redonda em cima), não pode ser muito apertado, ou fica estranho...
Você pode ver uma linha vermelha no molde? Você precisa medir isso! Iniciar em seu peito (ou no seu ombro, se você está incluindo o espaço mangas) e ir para o que você quer que ele vá ... Até o joelho, até o chão xD



A FRENTE:
a parte da frente é como a metade da parte de trás! A única diferença é a forma de "V" do colarinho!
Como você pode ver, você vai precisar de duas peças como essa! Porque em um quimono que você precisa colocar um acima do outro, e você irá usar uma outra peça (chamado OBI) para segurar.

 

PRIMEIRO PASSO:
Agora vamos avançar um pouco .. Hora de costurar as peças! Nesta imagem você pode ver os moldes N º 1-A, # 2 e # 3!
Onde tem as mesmas cores significa que você irá costurá-los! Fazer isso com dois lados (de cada lado da parte traseira percorre um manga e uma parte dianteira)
Eu tentei fazer algo claro (sóquenão xDDDD)


X costura no X, e Y costura no Y!
Fica a dica: Não faça direto na maquina.. Alinhave primeiro (alinhavar é pegar com agulha e linha mesmo, e dar pontos bem largos, só pra colocar as peças no lugar. Vc pode experimentar antes de passar na maquina, para ver se está tudo Ok)



SEGUNDA ETAPA:
deve ficar assim agora .. E você ainda precisa costurar as mangas (ficaria muito poluído se eu tivesse colocado tudo na figura acima)

 

PASSO TRÊS:
O detalhe final, os quimonos têm uma parte na gola e ao longo de toda sua extensão... Nós estamos fazendo uma versão simples, assim uma maneira simples de fazer esse detalhe é colocá-lo acima das partes da frente (de um, passando pelo colarinho, incluindo a parte de trás, até a outra extremidade) ..
é uma tira de tecido (cerca de 20cm), vire no meio, e costure (dando o acabamento gente! Vire a bordinha pra dentro pra costurar).


Costure na extensão toda quimono (como eu disse, a parte frontal, gola na parte traseira, outra parte da frente, até que ela termina) ... (Marcado com linhas vermelhas na figura ao lado)
Este detalhe pode ser feita de outra maneira, mais fácil! se você não quer dobrar a fronteira duas vezes, e costurá-lo) apenas dobrar o pano no meio e costurar diretamente no kimono .. Mais fácil, mas não mais bonito .


É difícil de explicar tudo, então fiquem a vontade pra perguntar se não entenderam algo! E eu posso tentar explicar como eu faço outras coisas (não mordo xD)..

Dani Hime em seu cosplay de InuKimi
Recadinho da Dani - "Obrigado Guild RS, por divulgar meu tutorial, caso algum leitor tenha perguntas, podem me enviar que elas serão respondidas! Boa sorte a todos os cosplayers!"

Fonte :http://danihime.blogspot.com.br/2012/01/kimono-tutorial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário