sábado, 2 de fevereiro de 2013

Referências Ocultistas Orientais em Supernatural



Durante os seus 6 anos de exibição, Supernatural tem sido considerada uma das melhores séries dos últimos tempos. Com uma história baseada em temas ocultistas, o seriado faz uma visitação pelos mitos, lendas e folclores de diversas culturas do mundo para construir seus personagens e as diversas criaturas sobrenaturais que aparecem ao longo dos episódios.

E com a cultura oriental não haveria de ser diferente. De fato, ao longo de 115 episódios (contados até o 6×11, último a ser exibido nos EUA), tivemos apenasduas menções a youkais, as criaturas sobrenaturais orientais, e uma foi tão rápida que nem tivemos maiores informações sobre o novo monstro.

ATENÇÃO: o post a seguir contém SPOILERS dos episódios 4×06 – Yellow Fever e 6×04 – Weekend at Bobby’s.


4×06 – Yellow Fever
Quando vários homens morrem misteriosamente, os irmãos Winchester aparecem para investigar. Dean se infecta com a enfermidade chamada de “Ghost Sickness”, doença fantasma, e os sintomas logo começam a aparecer. Primeiro, um estado de ansiedade perene que logo se transforma em terror absoluto, até que finalmente o coração para de bater, fazendo com que suas vítimas morram, literalmente, de susto.

 Referência: BURUBURU E OKUBYOUGAMI
Buruburu é um youkai japonês do tipo yuurei. É um espectro que provoca o medo em suas vítimas, possuindo-as por trás do seu pescoço, causando um choque em sua espinha e matando-as de susto.

Okubyougami é um dos vários youkais causadores de susto, sendo por muitas vezes confundido com o Buruburu. Ele também mata suas vítimas de susto, mas o que o diferencia do primeiro é o modus operandi: ele expõe o coração delas pelas costas.

 
Bobby também fala japonês. No livro dele está escrito: “Doença Mortal Demoníaca: doença da explosão do coração”.

  6×04 – Weekend at Bobby’s
Depois de descobrir que Crowley não tem qualquer intenção de devolver a sua alma, Bobby pede a ajuda de Sam e Dean para resolver o assunto. Ocorre que, depois do Apocalipse, os monstros estão agindo de forma estranha, aparecendo em lugares diferentes dos que estão acostumados a serem vistos. É o caso de Rufus, que matou uma Ookami e agora pede a ajuda do experiente caçador para se livrar da criatura japonesa.

Referência: OOKAMI
Ookami é um tipo de mononoke, uma espécie de bakemono. Mononoke é o espírito de um animal que se transforma em uma criatura sobrenatural. Nesse caso, um Ookami é um espírito de um lobo. Curiosa a escolha dos produtores da série, já que os lobos estão extintos no Japão, e histórias de Ookamis são raras por lá. Acredito que o escolheram para fazer um comparativo com Lobisomens, mas o episódio não deu maiores explicações sobre essa nova criatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário