sexta-feira, 19 de abril de 2013

Usuzukuri – o carpaccio japonês


Isto mesmo, o Usuzukuri ou Ussuzukuri é um corte fininho, quase transparente de peixe, servido com alguns molhos mais aromáticos e/ou ácidos. é uma ótima pedida para quando queremos um prato bem leve e saboroso ou quando a posta de peixe é pequena para um bonito sashimi.
O usuzukuri é bonito de ver, ou seja, a apresentação tem um fator importante na finalização do prato. É possível montar flores, dispor meias luas e os acompanhamentos que dão sabor ao prato também ajudam na estética (limão, mini agrião, cebolinha, pimenta biquinho, etc).
Vejam estas montagens lindas desde o restaurante Kinoshita, restaurantes do Japão e até muito cuidado e capricho caseiro:
ussuzukuriussuzukuri passaroussuzukuri caseiro
Aqui, uma versão feita com robalo. Aproveitem!
Usuzukuri cítrico
- Robalo
- Raspas e suco de limão siciliano
- suco de laranja
- cebolinha
- flor de sal
- saque mirin
- shoyu
- gelo
Modo de preparo
Corte o robalo em fatias bem fininhas (incline bem a faca para conseguir estas fatias quase transparentes, apoie os dedos sobre o peixe e passe a faca em diagonal – cuidado para não se cortar!). Se o peixe estiver desmanchando muito no corte, coloque-o no freezer um pouquinho só para firmar e facilitar a operação.
Disponha as fatias no prato, de forma bem bonita. Faça uma flor alta, ou coloque uma do lado da outra começando pelo centro e indo até as bordas do prato escolhido ou então, numa versão mais moderna, coloque algumas fatias uma do lado da outra em diagonal num prato retangular, etc. Crie sua versão :)
Coloque a flor de sal salpicada, as raspas de limão e a cebolinha picada sobre o peixe.
Numa vasilha coloque shoyu, suco de limão e laranja e o saque (a quantidade varia conforme o paladar) – depois adicione algumas pedras de gelo –  eu gosto de suco de 1 limão, suco de meia laranja, 3 colheres de shoyu, 4 colheres de saquê e gelo.
Você pode regar este molho sobre o robalo ou colocar numa tigelinha para que cada um molhe a fatia no molho.
Dica: uma outra versão – ao invés de usar raspas de limão siciliano, utilize o limão taiti (o verdinho mesmo) cortado em fatias bem fininhas. Corte o limão ao meio, depois corte as fatias fazendo uma espécie de meia-lua, então torça estas fatias e coloque sobre cada fatia de peixe. O limão ajuda a passar o sabor para o peixe, e por estar fininho é comido junto com a fatia :)    é bem fininho mesmo!
Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário