segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lavando e desembaraçando perucas

Materiais:
~> condicionador (sem sal)
~> cabeça de perucas (também pode ser feito com a peruca estendida numa mesa ou até na cama)
~> grampos
~> pente de dentes largos
~> escova para perucas (opicional)
~> rede de proteção que veio com a peruca

Desembaraçando a peruca
É preciso de muito cuidado e paciência para desembaraçar uma peruca, afinal ela não é cabelo e não pode ser tratada como tal (é muito mais delicada). Pense que é um investimento: o visual final de um cosplay é completamente diferente com uma peruca bonita e de qualidade. E qualquer investimento demanda tempo, portanto reserve o quanto for necessário para cuidar de sua peruca. Quanto mais longa  a peruca, mais demorado será para desembaraçar ela.

1. Assim que volta do evento sua peruca deve estar parecida com isso:
Essa é uma peruca de 1,20m que a cosplayer usa para a Pirotess (Loddoss)
2. Coloque o condicionador num borrifador e passe na peruca, borrifando mais ou menos por toda extensão dela (não precisa exagerar). Passe mais nas pontas da peruca já que é onde geralmente embaraça mais. Lembre de sempre deixar secar antes de pentear a peruca: nuncapenteie uma peruca molhada.

3. Depois de passar o condicionador, penteie a peruca com os dedos para retirar os nós maiores. Passe os dedos com delicadeza pela peruca, desatando os nós maiores, até que seja possível passar os dedos facilmente pela peruca. O melhor é começar da parte de baixo da peruca e ir subindo.

4. Agora penteie com o pente de cercas bem espaçadas. Se achar necessário, borrife mais condicionador na peruca. Da mesma forma que fez com os dedos, comece de baixo para cima. Em algumas perucas, pode ser melhor pentear em seções (mecha por mecha). Penteiedelicadamente.

5. Sua peruca já deve estar praticamente igual a nova. Se quiser pode usar a escova de perucas para ter certeza que não tem mais nós.


Guardando a peruca
Agora que você acabou de desembaraçar toda a peruca, a última coisa que vai querer é que acabe embaraçando de novo enquanto guarda. Então tem algumas técnicas que podem ser usadas para guardar, escolha a que achar mais adequada para sua peruca:

~> trança folgada: para perucas mais longas o melhor pode ser trançá-las. Mas se você trançar muito forte pode acabar fazendo a peruca ficar ondulada. Depois de trançar, guarde a trança dentro da rede da peruca (dentro da peruca em si) e depois guarde a peruca dentro da rede de proteção (aquela que veio com ela). Depois disso coloque num saquinho (pode ser aquele que veio com a peruca também).


~> enrolada: torça (delicadamente) todo o comprimento da peruca, aí faça um caracol como na segunda imagem. Novamente, coloque o caracol de peruca dentro da rede da peruca, coloque a rede de proteção na peruca inteira e depois guarde tudo num saquinho.
Nota do Tigrinho: para perucas muito longas, você pode fazer o mesmo, porém em seções (mecha por mecha), e amarrar duas fitas em diferentes comprimentos das seções (para que o torcido não se desfaça enquanto guarda ela). Será muito mais fácil de mantê-la penteada desse jeito.


~> virada de dentro para fora: para perucas curtinhas também é possível virar ela ao contrário (deixando a rede a mostra) e guardar num saquinho. Mas isso não é recomendado para perucas mais longas.

Perucas estilizadas: dependendo da estilização feita com a peruca pode não ser possível fazer algum destes passos. Eles só se aplicam mesmo a perucas soltas ou perucas com parte dos fios soltos. Perucas muito estilizadas precisam ser tratadas com extemo cuidado, e o melhor é guardá-las numa cabeça de peruca.


tutorial retirado da : http://www.moetiger.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário