quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A. Ferreira: explicações sobre karate-do



Olá :), Faz bastante tempo que não posto algo aqui, mas hoje vim comentar sobre a arte marcial que eu pratico, o Karate! Ele inicialmente nasceu no Japão como todos nós já sabemos(dãã), mas vcs sabem pq dele ter sido criado? Bom tentarei explicar conforme meu Sensei me ensinou.


Haviam camponeses que eram obrigados a trabalhar pro governo, se ao menos eles olhassem torto para algum samurai, esse samurai tinha o dever de matar esse camponês, até pq os samurais estão muito acima de meros camponeses e no Japão se respeita muito a hierarquia (por isso as faixas de graduação), pra quem não sabe o que é hierarquia: Hierarquia é se eu to a mais tempo em algo e você começa hoje, você irá ter de me obedecer, pois sou mais velho e mais sábio. Enfim...Voltando ao assunto, esses camponeses criaram uma arte para eles atacarem os samurais sem precisar de armas, sendo as próprias mãos as nossas espadas, a estilos de karate muito violentos assim como o que eu prático, que segundo meu sensei é o mais violento envolvendo golpes mortais a partir da faixa branca, o meu estilo é o goju-ryu(Estilo da força e flexibilidade).


“Go” significa rigidez ou força, “JU” significa flexível ou suave e Ryu significa estilo. É nestes dois aspectos que são baseados a filosofia do Goju-Ryu. O Goju-ryu é um estilo de Karate que procura o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Este estilo ensina como agir: se com energia ou brandura, rapidez ou suavidade. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluida e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente.


Algumas coisas sobre à pratica do karate goju-ryu:


1. Os princípios secretos do Goju-Ryu existem na "kata", "Kata" ou formas são exibições de técnicas nas quais a essência do karate assume um forma definitiva. Deverão aperceber-se de que as katas são a cristalização da essência do karate e do árduo treino da mente de um iniciado (Shoshin). Não deverão negligenciar este tipo de treino como algo simples, rústico ou sem significado.


2. O Goju-Ryu Karate-Do é a manifestação no nosso interior do acordo harmonioso do universo.


3.Tão flexível como um salgueiro, tão sólido como uma rocha, é quanto os dois extremos do duro e do suave estão completamente unidos num corpo que a imperturbável forma da harmonia elementar do Céu e da Terra expandirá. Esta harmonia do duro e suave pode ser igualada à ordem da Natureza e à unidade do Universo. Através da Via do Goju-Ryu Karate-Do estaremos aptos a expressar a harmonia da Natureza dentro de nós próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário