![]() |
Fogos de artifício em Tókio |
Os dias que iniciam o ano novo são considerados sagrados. Além das festividades, todo o comércio se fecha nos três primeiros dias do ano, pois trabalhar no período de shogatsu pode repelir o deus da Felicidade. Inclusive as donas de casa preparam antecipadamente a comida para esses três dias.
A refeição de ano novo é chamada de OSECHI-RYORI. E além de comidas como algas, bolinho de peixe, é tradicional consumir o TOSHIKOSHI-SOBA. Esse é um macarrão branco comprido e fino que lembra a barba de deuses de longa vida, representando longevidade. Outro prato popular na época é o OZONI, uma sopa com mochi(bolinho de arroz) e outros ingredientes que variam com a localidade, simbolizando sorte e graça dos deuses durante o ano.
![]() |
Kagamimochi, conforme descrito ao lado. |
As religiões tradicionais são o xintoísmo e o budismo. Elas inspiram as pessoas a saudar o novo ano orando ao primeiro amanhecer, pois o Sol é tido como principal divindade do universo. Esse momento de oração é chamado HATSUMOUDE. Outro momento religioso nas comemorações é a primeira visita ao tempo, é chamado de HATSUHINODE.
Bom, essa é apenas uma introdução a alguns dos costumes desse festival também com queima de fogos, agradecimentos e esperança para o futuro. Se quiserem saber um pouco mais, eu tenho como fonte uma matéria da revista Made in Japan e uma postagem do site Nipocultura. (links direcionaram para as postagens citadas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário