terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tennin e Tennyo - Pessoas Celestiais


 
Por vezes chamados de “fadas divinas”, “anjos orientais” ou “anjos budistas”, os Tennin são, literamente, as Pessoas Celestiais.


Ten + nin = Tennin

A expressão não revela maiores mistérios. Formada pelo kanji “Ten”, que significa “céu” e “celestial”, no sentido muito mais sublime do que o simples “sora” dos japoneses (que significa “céu” também, mas num sentido terreno), e “nin”, que significa “pessoa” e “ser humano”. Os Tennin são, portanto, as pessoas celestiais do budismo.

Os Tennin são seres celestiais que não são de fato deidades sujeitas a adoração, mas são servos dos Devas.

Para o budismo, os Devas (Ten, em japonês) e demais seres celestiais, como os Yashas (Yaksha, em sânscrito), por exemplo, são chamados de Tenbu, que literalmente significa grupo de seres celestiais. Os Devas (Ten), particularmente, possuem um grupo de servidores, que são os Tennin (Apsara, em sânscrito). Todos eles são seres celestiais, mas os Tennin estão em um patamar inferior.

Os Tennin são geralmente representados como dançarinos ou musicistas, quando são chamados de Gakuten. Às vezes são representados voando pelos céus (sendo chamados de Hiten, mais conhecidos como Apsaras Voadores), às vezes com asas, tal qual os anjos ocidentais, ou flutuando sobre nuvens voadoras (quando são chamados de Hiten Kouhai).

Já as Tennyo são as Damas Celestiais.
 
Ten + nyo = Tennyo

Novamente, a palavra não traz mistérios. Formada pelo kanji “ten” que, como já vimos, significa “céu”, e pelo kanji “nyo”, que nada mais é do que outra leitura para o kanji “onna”, que significa “mulher”, asTennyo são os Tennin femininos, ou os Apsaras femininos, mas o termo também pode ser utilizado para designar as divindades femininas em geral.

Também são representadas como dançarinas ou musicistas, sempre retratadas em posições belas e graciosas. 
(fonte:http://aoikuwan.com/2010/10/22/criaturas-sobrenaturais-parte-4-tennin-e-tennyo/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário